sábado, 19 de junho de 2010

Os novos caminhos da música

Depois daqueles 3 posts sobre a indústria da música, resolvi falar sobre músicos novos. Se os artistas das grandes vendagens pré-Napster seguiam um modelo +/- definido de composição/gravação/execução, a tecnologia e, principalmente, a criatividade vêm revelando caminhos totalmente novos e inusitados para a música. Aparentemente, ter uma banda nos moldes "convencionais" (batera, baixo, guitarra etc.) não parece ser pré-requisito nem a base para se fazer música.

Vamos sair da teoria para os exemplos. O Pomplamoose é composto por Nataly Down e Jack Conte, que gravam todos os instrumentos e, mais importante, inventaram um tal de VideoSong, onde tudo o que é tocado é também filmado, e tudo que é filmado é realmente tocado ("não tem playback"):



O video acima é um cover de September, do Earth, Wind and Fire, mas o Pomplamoose também tem músicas próprias, bastante originais. Nessa brincadeira, eles venderam aproximadamente 100 mil músicas do iTunes em 2009, gravaram comercial e o escambau.

O próximo na fila é o Diego Stocco. Esse maluco basicamente tira som de qualquer coisa, areia,  bonsais, pianos pegando fogo, galáxias, o que você imaginar. E ainda inventa instrumentos. Nessa brincadeira, ele gravou trilhas para vários jogos e até já participou da trilha do Sherlock Holmes, composta pelo Hans Zimmer.


Diego Stocco - Bassoforte from Diego Stocco on Vimeo.

Continuando os exemplos, temos o Peeping Tom. Mais um dos muitos projetos de Mike Patton (Faith No More, Mr. Bungle), o interessante é que uma dezena de artistas (Norah Jones, Massive Attack) colaborou com ele nesse disco por email. Não posso confirmar, mas é bem possível que boa parte das pessoas que gravaram o disco nem se viram. E o disco é foda.



Colaborações a distância podem não ser inéditas, mas pense na facilidade com que vários artistas gravaram um disco com o Mike Patton sem ter que aturar ele no dia-a-dia hehehe.

Essa lista não é a mais atualizada possível, portanto não termina aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário